quarta-feira, 21 de novembro de 2012

FANZINES

O maior veículo de comunicação do movimento Carecas do Subúrbio são os fanzines produzidos pelos membros do movimento. Nestes trabalhos foram expressas as ideias, musicalidade, opiniões, enfim, toda a cultura careca. Dentre todos os fanzines vamos destacar o trabalho do fanzine Protesto Suburbano como o mais importante dentro deste cenário. De princípio os fanzines foram produzidos em máquinas de escrever, com desenhos feitos a mão livre, com edição e reportagem de pessoas comprometidas com a divulgação da ideologia careca. Todo o trabalho de escrever, reproduzir, distribuir, sempre foram feitos graças ao comprometimento e esforço de alguns irmãos que contribuíram grandemente para a divulgação e estruturação do pensamento e da cultura careca.
Através da distribuição de fanzines, o movimento foi se expandindo através de cidades, e depois estados, atingindo um grande número de jovens que se identificavam com o modo de vida dos Carecas do Subúrbio e inspirados nisso formaram seus próprios grupos em suas cidades e estados. Atualmente existe grupos de carecas em todo o Brasil, que inspirados nos pioneiros paulistanos seguem essa cultura, tendo características especificas de cada região, porem mantendo a mesma linha de conduta e pensamento do movimento original, adotou-se de uma forma geral a expressão Carecas do Brasil para se identificar esses grupos, onde cada estado adota a sigla do estado junto ao nome carecas como por exemplo Carecas do Brasil Rio de Janeiro, ou Mato Grosso, Minas Gerais, etc.
O nome Carecas do Brasil foi adotado pela primeira vez no Rio de Janeiro, porque eles costumavam se encontrar na estação Central do Brasil, e com o passar do tempo o nome carecas do Brasil foi adotado por todos os estados brasileiros com o acréscimo da sigla do estado.
Atualmente são produzidos pelos carecas fanzines em vários estados brasileiros, e hoje com a ajuda da tecnologia as máquinas de escrever, o correio, e tudo mais foi substituído por computadores e internet. Existem diversos blogs e sites que foram produzidos também pelos irmãos de outros estados, representando sua cena local e divulgando a ideologia careca de uma forma geral.
Este é um trabalho local dedicado a divulgação do movimento paulistano carecas do subúrbio então não vamos estar mostrando aqui o trabalho dos outros estados, mas quem tiver curiosidade pode encontrar facilmente na internet.



                                                                       PARA LER E BAIXAR